Cor da imensidade que lembra o céu e o mar, o azul é uma cor de contemplação. Fria e intensa ao mesmo tempo, o azul é repleto de tons que simbolizam a paz e a serenidade assim como o sonho e o sono. Mas, quais são os segredos desta cor universal?
No mundo ocidental, a cor azul é adorada o que se confirma quando olhámos à nossa volta. Omnipresente, é ao mesmo tempo uma cor do céu de Verão, a cor da noite, a cor do oceano… O azul refrescante convida-nos a mergulhar nas profundezas da nossa alma, para encontramos a harmonia plena...
O azul é uma cor com múltiplos significados. Ligada ao desapego e ao mesmo tempo à paz interior, esta cor favoriza o sonho, a imaginação mas também a contemplação e o sono.
Refrescante, tranquilizadora ou até mesmo misteriosa, dependendo do tom, a cor azul está repleta de emoções...
Cor da viagem, o azul incita-nos a mudar, incita-nos à evasão... É também o símbolo do infinito, associado ao conhecimento e à inteligência.
A paz, a segurança e a estabilidade ligadas ao carácter contemplativo e hipnótico desta cor são simbólicas. Enfim, a lealdade e a sinceridade estão também ligadas à cor azul, pois como a água esta cor apela à clareza, com ela não podemos esconder nada. Contudo, mesmo associada à tranquilidade e à calma, quando extrema, a cor azul é também a cor da depressão.
Significado das Cores
Cor verde
Cor vermelha
Cor preta
Cor branca
Cor amarela
Cor roxa
Cor laranja
Cor-de-rosa
Teoria das cores
Cores quentes e frias
Cores primárias
Cores secundárias